Translate

Vistos / Visas


Passos para pedir um visto num país estrangeiro.

     Existem diferentes tipos de autorizações legais que permitem permanecer num país durante certo tempo definido, pudendo ser renovado si se cumprem os requisitos necessários. As autorizações legais mais comuns as necessidades das pessoas são:

       ·         Reagrupamento familiar
       ·         Trabalho
       ·         Estudo
       ·         Inversão
       ·         Asilo

         Os requisitos para fazer a solicitude de estes vistos podem variar de acordo ao país. No entanto, nesta secção se intentará definir os requisitos que são normalmente solicitados.


Visto por reagrupamento familiar (Visa por reagrupamiento familiar)

     É uma das maneiras mais fáceis de conseguir uma autorização legal. Se uma pessoa tem uma autorização legal no país de destino, pode fazer a reclamação de um ou vários dos seus familiares, assumindo a responsabilidade por estas pessoas.

     O processo de este tipo de visto é relativamente simples e na maioria dos casos, os solicitantes obtêm o visto, pelo que é um dos vistos mais comuns para obter a autorização legal. Alem de isso, o visto por reagrupamento familiar permite, a quem possui o visto, trabalhar no país de destino, o que é uma vantagem tendo em consideração que o visto de estudante não o permite.

     Cada país tem leis e requisitos diferentes para cada tipo de visto. No entanto, muitos de estes requisitos são comuns para muitos países. Para o visto de reagrupamento familiar, os requisitos geralmente exigidos são:
  •   Comprovativo autenticado dos vínculos familiares dos solicitantes.
  •   Cópias autenticadas dos documentos de identificação dos familiares do solicitante.
  •   Comprovativo de que dispõe de alojamento.
  •   Comprovativos de que dispõe de meios de subsistência suficientes para suprir as necessidades da sua família.
  •   Certificado de registro criminal emitido pela autoridade competente do país de nacionalidade do membro da família e do país em que este resida há mais de um ano.


Visto por trabalho (Visa de trabajo)

     Este tipo de visto obtém-se por meio dum contrato de trabalho com uma empresa num país estrangeiro. A vantagem de este visto é que o trâmite é geralmente muito mais rápido do que os outros vistos, considerando que a empresa que esta a outorgar o contrato de trabalho (ou promessa de trabalho, também serve para solicitar o visto) precisa do trabalhador o mais depressa possível.

     É um dos melhores vistos de residência que se pode obter. O fato de ter um contrato de trabalho implica que a pessoa que fez a solicitude tem suficientes meios de subsistência para desenvolver a sua vida nesse novo país, pelo que pode solicitar créditos bancários, contratos de arrendamento, assim como de desfrutar dos mesmos benefícios que os nacionais do país ao qual se emigra, tais como segurança social, seguro de saúde, etc. Igualmente, quem tem um visto de trabalho, pode fazer a solicitude do visto por reagrupamento familiar para os seus familiares.

     Para o visto de trabalho, os requisitos geralmente exigidos são:
  •   Contrato de trabalho ou promessa de trabalho.
  •   Certificado de registro criminal emitido pela autoridade competente do país de nacionalidade.
  •   Certificados acadêmicos, experiência laboral ou qualquer outro comprovante legal que certifique que o solicitante cumpre com os requisitos exigidos pela empresa.


Visto por estudos (Visa de estudios)

     Nos casos em que se quer realizar estudos universitários, de idiomas ou cursos de capacitação, todos os países outorgam vistos por estudos, tendo uma duração igual ou muito aproximados à duração do curso que se pretende fazer. A vantagem de este visto é que é fácil de obter, sempre e quando a pessoa solicitante possuía a aceitação do curso que vai a estudar. A desvantagem é que na maioria dos casos, os vistos para estudos não permitem trabalhar, o que pode representar uma complicação se não se têm os recursos econômicos suficientes para cobrir a permanência no país estrangeiro durante a realização dos estudos. No entanto, pode-se considerar o visto de estudo como um passo intermédio para obter o visto de trabalho, já que tendo o certificado de culminação do curso, as oportunidades de conseguir um emprego aumentam consideravelmente.

     Os requisitos geralmente exigidos são:
  •     Comprovante de matrícula em uma instituição de ensino superior. Para a realização da matrícula em uma instituição de ensino superior é necessário:

o   Diploma ou certificado do grau de educação que tenha o solicitante, devidamente legalizado pelo país de origem.
o   Certificado das habilitações acadêmicas (em espanhol: notas certificadas) autenticadas pelo país de origem.
o   Programas das disciplinas cursadas.
o   Boletim de vacinas.
  •      Inscrição na Segurança Social do país de destino ou ter um seguro de saúde privado, com uma cobertura total de aproximadamente 30000,00 dólares.
  •       Comprovativo de que dispõe de meios de subsistência suficientes para suprir as necessidades da sua família.
  •    Certificado de registro criminal emitido pela autoridade competente do país de nacionalidade, devidamente legalizado pelo país de origem e com menos de 6 (seis) meses de antiguidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário